Trombofilia: eu posso engravidar?

A trombofilia pode causar infertilidade? A trombofilia pode prejudicar a fertilidade

Existem vários questionamentos sobre as trombofilias. E o mais comum é a sua relação com a chance de engravidar.

 

O que é trombofilia?

A trombofilia é uma predisposição das pessoas, devido a uma combinação de fatores, a vir a desenvolver trombose    ( coágulos no sangue)

 

Qual o motivo de ter trombofilia?

O principal motivo se deve a problemas em enzimas relacionadas à coagulação do sangue. E por consequência, há um aumento do risco dos vasos sanguíneos obstruirem.

 

Quais são as causas da trombofilias?

Alterações em alguns fatores relacionados com a coagulação como as mutações do Fator V Leiden, do gene da Protrombina, do gene do Metilenotetrafolato redutase (MTHFR), Cardiolipina, anticoagulante lúpico ,deficiência de antitrombina e alterações de proteínas C e S e outros.

Fatores de riscos incluem também a obesidade, varizes, fraturas, gravidez, pós parto, pós cirurgias de qualquer natureza, doenças cardiovasculares, hormônios como terapia de reposição hormonal e contraceptivos (pílulas anticoncepcionais) e outros.

 

Como saber se tenho trombofilia?

Através de exames de sangue que deverão ser pedidos pelo seu fertileuta

 

Quais são os sintomas de trombofilias? E quais são os sintomas na gravidez?

Os sintomas estão relacionados com os problemas de circulação no órgão acometido pelo trombo como na trombose venosa, no AVC, na embolia pulmonar. Logo, cãibra, perna pesada, dor na perna, perna inchada, manchas na perna, dor no peito, alteração de movimentação, deficiência na fala, falta de ar etc.

 

Quem tem trombofilia pode ter filhos?

Sim. As mulheres com trombofilias apresentam maior risco de aborto e maior chance de desenvolver trombose na gravidez, pós parto e puepério. Mas existem medicamentos anticoagulantes que vão atuar minimizando esses quadros e favorecendo então uma gravidez segura.

 

Como tratar as trombofilias?

Através de anticoagulantes orais ou injetáveis e diminuindo os fatores de riscos relatados anteriormente como obesidade, tabagismo etc.

 

Tem tratamento de trombofilia no SUS?

Sim. Procure a unidade básica de saúde.

 

Qual o médico trata de trombofilias?

Geralmente o angiologista, o hematologista. Mas o neurologista, cardiologista e obstetra ou fertileuta também podem tratar a trombofilia.

 

 

A trombofilia afasta o empregador? Trombofilia pode aposentar uma pessoa?

Depende de cada caso e das consequências da trombofilia.

 

O programa Reprodução Para Todos – RPT tem como objetivo humanizar e viabilizar financeiramente a VOCÊ tratamentos reprodutivos. Esta  viabilização dos tratamentos ocorre através da concessão de desconto nos preços DAS CONSULTAS E DOS TRATAMENTOS REPRODUTIVOS, através dos nossos parceiros espalhados em todo Brasil.

Após o cadastro, nosso departamento de relacionamento entrará em contato com você.

Mediante um pagamento único de R$ 20,00 encaminharemos você às clínicas parceiras.

Acesse e realize seu cadastro agora! 

www.reproducaoparatodos.com.br/cadastro

PROGRAMA RPT – TODOS POR TODOS