Sêmen – quais as principais alterações?

O sêmen é o líquido produzido no aparelho sexual masculino, sendo essencial para a fertilidade masculina. Para que ocorra essa produção corretamente é necessário um equilibrio hormonal, e que a anatomia local esteja preservada.

Os principais hormônios envolvidos na produção do esperma são: a testosterona, produzida nos testículos, os hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), secretados pela hipófise. Dito isso, alterações nesses hormônios são responsáveis por uma piora na produção dos espermatozóides levando a uma  infertilidade masculina.

Além disso, devemos lembrar da importância dos orgãos sexuais para uma correta espermatogênese( produção de sêmen/esperma). Os testículos, epidídimos, vasos deferentes, próstata, vesículas seminais, uretra e pênis, todos são essenciais no processo da fabricação do sêmen.

 

O que é o sêmen?

É o fluído liberado pelo corpo do homem durante o orgasmo, sendo constituído por secreções das vesículas seminais e da próstata além de receber secreções das glândulas bulbouretrais. Juntamente aos componentes acima,  temos milhões de espermatozoides produzidos nos testículos.

Ao realizarmos um espermograma, iremos ver através do microscópio milhões de espermatozóides nadando em um líquido. Esses espermatozóides ao serem ejaculados na vagina, irão em direção ao óvulo feminino. E para percorrerem esse trajeto, necessitam dos elementos composto no sêmen e descritos acima.

 

Quais alterações no sêmen levam à infertilidade?

Existem várias condições que podem atrapalhar  a formação do sêmen. Temos como exemplos cirurgias prévias, defeitos anatômicos de nascença, alterações genéticas,  doenças,  alterações  hormonais, traumas prévios, infecções, inflamações, tumores, obesidade. 

Das doenças mais comuns, temos a varicocele e as ISTs como a clamídia e a gonorréia como exemplo. Temos ainda a caxumba como causa de atrofia testicular. A varicocele normalmente quando causa piora na qualidade do sêmen deve ser operada, sempre utilizando microscopia.

Já em relação a cirurgias prévias, temos como causa de azoospermia a vasectomia. Como solução podemos realizar a cirurgia de reversão de vasectomia ou outros metodos como a FIV. Outras cirurgias podem levar a alterações locais como cirurgia de tumores testiculares com necessidade de retirada de linfonodos locais, rtu de próstata e cirurgias na uretra prejudicando a ejaculação.

O uso de anabolizantes é causa frequente de azoospermia no consultório urológico, pois ao usar a Testosterona, o corpo entende que não deve mais produzir o hormônio nos testiculos, levando a parada da produção de espermatozóides e atrofia dos testículos.

Além disso, podemos ter alterações genéticas como deficiência do cromossomo Y que leva a uma queda importante da quantidade de espermatozóides, prejudicando assim a fertilidade masculina.

 

O que pode ser feito como tratamento para alterações seminais?

 

Isso irá depender muito da alteração causada e visualizada no espermograma. A partir disso, iremos realizar novos testes e exames. Dentre os mais pedidos temos a  ultrassonografia da bolsa escrotal,  avaliação do níveis hormonais, e a avaliação genética.

Podemos realizar reversão de vasectomia, cirurgia de varicocele, correção de estenose de uretra. Já em relação aos tratamentos clínicos temos: reposição dos níveis hormonais, uso de vitaminas, tratamentos das ISTs( uretrites), orientações dietéticas.

Já as alterações onde não iremos conseguir uma melhora dos parametros seminais, iremos partir para técnicas avançadas de reprodução humanas, em clinicas relacionadas, através da indicação do fertileuta. Temos como tratamentos a fiv, a inseminação intra uterina.

Importante frisar que o tratamento das alterações do sêmen são complexas, e nem sempre são resolvidas rapidamente, necessitando de tratamentos conjuntos entre o urologista e o fertileuta.

 

 

 

O programa Reprodução Para Todos – RPT tem como objetivo humanizar e viabilizar financeiramente a VOCÊ tratamentos reprodutivos. Esta  viabilização dos tratamentos ocorre através da concessão de desconto nos preços DAS CONSULTAS E DOS TRATAMENTOS REPRODUTIVOS, através dos nossos parceiros espalhados em todo Brasil.

Após o cadastro, nosso departamento de relacionamento entrará em contato com você.

Mediante um pagamento único de R$ 20,00 encaminharemos você às clínicas parceiras.

Acesse e realize seu cadastro agora! 

www.reproducaoparatodos.com.br/cadastro

PROGRAMA RPT – TODOS POR TODOS